As selecções nacionais de Angola e Cabo Verde estão no Grupo D de apuramento (zona africana) para o Campeonato do Mundo de 2026, a disputar-se de 8 de Junho a 19 de Julho, nos Estados Unidos da América, Canadá e México.
No mesmo grupo encontram-se as selecções dos Camarões, Eswatini, Ilhas Maurícias e a Líbia, segundo o sorteio da Confederação Africana de Futebol (CAF) realizado esta quinta-feira, em Abidjan, Côte d’Ivoire e citado pela agência angolana de notícias Angop.
A Guiné-Bissau está no Grupo A, junto de Egipto, Burkina Faso, Serra Leoa, Etiópia e Djibouti; Moçambique caiu no Grupo G com Argélia, Guiné, Uganda, Botswana e Somália; e a São Tomé e Príncipe calhou o Grupo H junto da Tunísia, Guiné Equatorial, Namíbia, Malawi e Libéria.
A qualificação zonal africana vai implicar a realização de duas voltas, com as primeiras classificadas de cada grupo a garantirem a qualificação directa.
Já os quatro melhores segundos classificados terão de disputar um play-off para completar o lote de 10 nações africanas que irão ao Campeonato do Mundo.
Os Palancas Negras, designação da equipa de Angola, estiveram presentes no Campeonato do Mundo disputado na Alemanha, em 2006.
Eis os grupos
Grupo A
Egipto, Burkina Faso, Guiné-Bissau, Serra Leoa, Etiópia e Djibouti
Grupo B
Senegal, República Democrática do Congo, Sudão, Sudão do Sul, Mauritana e Togo
Grupo C
Nigéria, África do Sul, Benin, Zimbabwe, Rwanda e Lesotho
Grupo D
Angola, Camarões, Cabo Verde, Líbia, Eswatini e lhas Maurícias
Grupo E
Marrocos, Zâmbia, Congo, Tanzânia, Níger e Eritreia
Grupo F
Côte d’Ivoire, Gabão, Quénia, Gâmbia, Burundi e Ilhas Seychelles
Grupo G
Argélia, Guiné, Uganda, Moçambique, Botswana e Somália
Grupo H
Tunísia, Guiné Equatorial, Namíbia, Malawi, Libéria e São Tomé e Príncipe
Grupo I
Mali, Ghana, Madagáscar, RCA, Comores e Tchad. VAB